BLOGGER TEMPLATES - TWITTER BACKGROUNDS

"O drama jubiloso da transformação do veneno em remédio."


Com a Lei budista que nos capacita infinitamente a transformar o veneno em remédio,

vamos triunfar infalivelmente; contando também com a proteção das divindades celestiais.

Certa vez, a futurista e ativista social americana Dra. Hazel Henderson, sorrindo, observou: “Quando alguém me diz: ‘Isso é impossível’, fico ainda mais determinada a realizá-lo”.

As ações que têm como base um nobre senso de propósito ou missão são frequentemente acompanhadas por grandes dificuldades. No entanto, quanto mais desafiadora a situação, mais coragem e esforço devemos extrair de nossa vida. A Dra. Henderson compartilha essa atitude positiva e iluminadora com as mulheres da SGI.

Será que nos deixamos vencer pelas dificuldades ou as enfrentamos e as derrotamos? Este é o grande esforço que devemos empreender tanto individualmente quanto na sociedade.

Determinar não somente vencer todos os obstáculos que surgem diante de nós, mas também elevar ainda mais nossa condição de vida como resultado de termos transformado as adversidades de maneira positiva — esse é o drama jubiloso que todos nós, sem exceção, podemos vivenciar por meio da “transformação do veneno em remédio” com base na fé na Lei Mística.

Mencionando o Tratado sobre a Grande Perfeição da Sabedoria, de Nagarjuna, e o Profundo Significado do Sutra de Lótus, do Grande Mestre Tienta’i, Nitiren declarou, em benefício de todas as pessoas dos Últimos Dias da Lei: “O que significa transformar o veneno em remédio? Significa transformar os três caminhos [dos desejos mundanos, do carma negativo e do sofrimento] nas três virtudes: do corpo do Dharma, da sabedoria e da emancipação” (WND-2, 743). Em outras palavras, o poder supremo do Nam-myoho-rengue-kyo nos capacita a transformar qualquer impulso ilusório, carma negativo e sofrimento em estado de Buda, sabedoria e benefício. Não há carma negativo que não possamos mudar. Essa é uma extraordinária fonte de esperança. Assim, não há razão para lamentarmos nem nos desesperarmos.

A boa sorte brilha para quem possui determinação e jamais é derrotado.

Os dois irmãos Ikegami sofreram por seu pai ter deserdado o mais velho por causa da fé que os dois mantinham no Sutra de Lótus. Shijo Kingo teve suas terras confiscadas por seu senhor feudal. Essas perseguições haviam sido provocadas por calúnias cruéis e tramas dos sacerdotes das outras escolas budistas, os quais ameaçavam a sobrevivência desses seguidores na sociedade feudal da época.

No entanto, Nitiren orientou os irmãos Ikegami: “Vocês devem superar essa adversidade e comprovarem os benefícios do Sutra de Lótus” (WND-1, 498). Encorajou também Shijo Kingo: “Um grande desastre infalivelmente se transformará em uma grande boa sorte”. (WND-1, 824.)

Transcendendo totalmente a questão se a deserdação seria anulada ou as terras devolvidas, Daishonin revelou o caminho que conduziria diretamente da pior situação possível para a maior de todas as vitórias.

Os irmãos Ikegami seguiram fielmente a orientação de Daishonin. No final, os dois conseguiram não apenas reverter a oposição implacável do pai, mas também convertê-lo ao Budismo Nitiren. Os dois conseguiram criar uma harmonia familiar que conduziria a uma “prosperidade de mil ou dez mil anos.” (cf. WND-1, 639.)

Shijo Kingo também demonstrou uma comprovação real e irrefutável do poder da fé. Ele transformou a crueldade de seu senhor feudal em compreensão e apoio e também passou a ser exaltado em Kamakura. As pessoas diziam: “Ninguém se compara a Nakatsukasa Saemon-no-jo [Shijo Kingo]” e “ah, aquele é um ótimo sujeito!” (WND-2, 730).

Nas regiões do norte do Japão, onde o inverno é longo e rigoroso, quando surge a primavera, é como se de repente ocorresse uma “explosão” de mudanças. Da mesma maneira, os discípulos que perseveram durante os invernos mais rigorosos da vida com uma fé corajosa e em sintonia com o coração de seu mestre desfrutarão uma brilhante primavera de vitórias inimagináveis. Este é o significado essencial da “transformação do veneno em remédio”.

O Sr. Toda certa vez incentivou um membro que sofria com vários problemas: “Alegre-se quando encontrar obstáculos. Esse é o momento de comprovar o poder da fé e a oportunidade para transformar seu carma. O budismo ensina a lei infalível da ‘transformação do veneno em remédio’. O senhor poderá recuperar algo que perdeu em dez vezes ou cem vezes mais na forma de grandes benefícios.”

A felicidade floresce eternamente quando permanecemos imbatíveis diante das adversidades
e avançamos alegremente rumo à vitória.

Lembro-me de uma senhora da Divisão Feminina que participou de todas as explanações dos escritos de Nitiren Daishonin (Gosho) que fiz no bairro de Kawagoe, província de Saitama, na primavera de 1952. No final dessa série de explanações, entreguei a ela e a cada participante um certificado de conclusão. Essa senhora guardou o certificado como um tesouro familiar e decidiu compartilhar a grandiosidade da Lei Mística com o máximo de pessoas. Apesar de não ter dinheiro sobrando, todo mês ela se esforçava para reservar uma parte para as passagens de ônibus e de trem e viajava para todos os cantos de sua amada província natal de Saitama para colocar em prática sua decisão.

Hoje, ela está com 90 anos e, após ter se recuperado completamente de um sério problema cardíaco anos atrás, agora desfruta uma vida longa, saudável e adornada com infinitos benefícios. Fiquei imensamente feliz ao ver um de seus netos, o qual estudou na Universidade Soka, proferir um breve discurso em chinês fluente num evento estudantil alguns anos atrás.

O Sr. Toda declarou: “A Soka Gakkai é a aliada das pessoas, a aliada daqueles que sofrem. Não existe missão mais nobre que essa. Vamos fazer nosso movimento avançar ao mesmo tempo em que conquistamos e demonstramos o benefício da ‘transformação do veneno em remédio’ em nossa vida”.

O destino doloroso da humanidade, que foi contaminada e intimidada pelos venenos espalhados no mundo, tem sido o de sofrer num ciclo interminável de conturbações e infortúnios. Nosso movimento da SGI assumiu o compromisso de propagar os princípios humanistas do Budismo Nitiren pela paz e prosperidade da humanidade. Assim, está engajada num esforço sério e sincero para transformar corajosamente esse veneno em remédio e todas as coisas em valores positivos pela felicidade humana, a proteção da dignidade da vida e a paz mundial. A primavera chegou! Vamos impulsionar uma brisa fragrante de corajosos diálogos!

Vivas jubilosos pela inegável, vitória Soka ressoarão por todas as dez direções e por toda eternidade.





0 DÚVIDAS? PERGUNTE AQUI.: