BLOGGER TEMPLATES - TWITTER BACKGROUNDS

Tudo começa comigo. E começa a partir de agora


As pessoas capazes são a força motriz para o dinâmico desenvolvimento
BRASIL SEIKYO, EDIÇÃO Nº 2044, PÁG. A3, 17 DE JULHO DE 2010.

Por favor, permitam-me em primeiro lugar apresentar meus sinceros agradecimentos e receber o presidente Gu Binglin e nossos outros distintos convidados da Universidade de Tsinghua, que viajaram ao Japão especialmente para esta ocasião. Também gostaria de expressar minha profunda gratidão ao embaixador da China no Japão, Cheng Yonghua, pelas amáveis considerações apresentadas no início, apresentadas em japonês fluente. Minha esposa, que estava sentada comigo, também ficou muito comovida.


Um antigo lema dos estudantes da Universidade Tsinghua diz: “Tudo começa comigo. E começa a partir de agora”. Em outras palavras, o processo para fazer com que o mundo se torne um lugar melhor começa com cada um de nós tomando uma atitude positiva neste exato momento, e não deixando tudo na responsabilidade de outras pessoas. Esse lema tornou-se conhecido entre os jovens de toda a China, expressando sua determinação de contribuir para o bem-estar da sociedade.

“Tudo começa comigo. E começa a partir de agora” — peço aos jovens Soka que avancem com essa mesma motivação.

O presidente da China, Hu Jintao, que se formou pela Universidade de Tsinghua, incorporou de forma admirável o espírito da universidade onde estudou. Encontrei o presidente Hu pela primeira vez em março de 1985. Ele havia vindo ao Japão como chefe de uma delegação da Federação dos Jovens da China (ACYF, na sigla em inglês), e dialogamos tranquilamente no prédio do Seikyo Shimbun, em Tóquio. Foi um encontro dos mais memoráveis. Pouco depois de retornar para a China, o jovem Hu Juntao foi nomeado para uma alta posição de liderança numa região da China muito desafiadora. Ele se devotou com toda seriedade a servir ao povo, mantendo vivo no coração o amor pela universidade em que estudou e o orgulho por ter se formado em Tsinghua.

Se estiverem trabalhando num local extremamente difícil ou que está longe do ideal que imaginaram, o importante é sua atitude e o que decidem fazer com relação à situação. Por favor, tenham a disposição de servir aos outros e de contribuir para a sociedade. Se nunca passarem por nenhum sofrimento nem dificuldade, vocês não conseguirão compreender nem sentir empatia pelos sofrimentos ou dificuldades dos outros. Essa é uma regra imutável da vida.

O mundo atual está observando o dinâmico crescimento e desenvolvimento da China com admiração. Qual é a fonte da vitalidade chinesa? São as pessoas capazes.

Espero que os jovens Soka também brilhem como indivíduos capazes, atuando nos papéis principais em todas as esferas da sociedade.

Uma importante chave para o sucesso da China é a educação, e a Universidade Tsinghua é uma das principais instituições chinesas de ensino superior, uma verdadeira fortaleza de sabedoria e conhecimento. Como fundador de uma universidade, inspirei-me no vibrante espírito e na rica história dessa instituição, pela qual sinto o mais elevado respeito e admiração.

Estimado presidente Gu Binglin e distintos representantes da Universidade de Tsinghua: é com o mais elevado orgulho e senso de responsabilidade que aceito no dia de hoje o título de Professor Honorário de sua excelente instituição. Muito, muito obrigado por esta homenagem sem igual.

Também gostaria de agradecer ao embaixador Cheng por discursar aqui hoje apesar de sua agenda lotada. Aprecio profundamente seus sinceros votos de felicitações.

Fui informado de que essa universidade brilha com o espírito de que “As ações falam mais alto que as palavras”. As palavras que não estão fundamentadas nas ações não conquistam a confiança das pessoas. O premiê chinês Chu Enlai (1898–1976) também agia com integridade, e essa disposição era compartilhada por muitos dos altos dirigentes da China. Isso é o mais louvável.

Sendo uma pessoa comprometida com a ação, toda minha intenção está voltada para demonstrar a gratidão que sinto pela Universidade de Tsinghua e a China empreendendo mais esforços para promover a paz, a cultura e a educação. Tenho certeza de que meus companheiros, os membros da SGI em 192 países e territórios, compartilham de minha determinação.


As importantes qualidades de um líder


O presidente Gu é um respeitado educador e físico famoso. Ele destacou três qualidades importantes de um líder:


(1) capacidade de inovação;


(2) visão global; e


(3) comprometimento social.

Os líderes devem ser capazes de inovar e demonstrar criatividade. Eles têm de criar novas organizações e novas pessoas. Isso se aplica a todas as esferas de empreendimento.

Também é essencial que observem e examinem as questões de uma perspectiva global. Nós, japoneses, não conseguimos deixar de olhar apenas para os limitados confins de nosso pequeno país. Precisamos expandir nossa visão e horizontes.

Quando ouvi sobre essas três qualidades, concordei plenamente com elas.

A criatividade, a visão internacional e o comprometimento em contribuir de forma positiva para a sociedade são as qualidades necessárias para a liderança nesta nova era.


Desafiando a adversidade destemidamente



Em sua longa e venerável história de um século, a Universidade de Tsinghua produziu muitos líderes de talento. Nós, da Soka Gakkai, temos muito a aprender com essa respeitada instituição, assim como todo o Japão e o mundo inteiro. Uma das lições mais valiosas que essa universidade tem a nos ensinar é sobre a coragem — a coragem de desafiar destemidamente e de vencer a adversidade.

O pensador e erudito Liang Qichao (1873–1929), que lecionou na Universidade Tsinghua na década de 1920, disse: “A coragem é decisiva em qualquer batalha”.2 “Quanto maior o empreendimento, maiores os obstáculos”.3 “Nenhuma dificuldade é insuperável se a pessoa estiver determinada. O que há a temer nos obstáculos?”4 Essas foram as sábias palavras de um famoso pensador. São palavras convincentes e, de fato, inspiradoras. Todos os educadores devem aprender com elas. A vida é uma batalha conquistada por meio da coragem.

Liang também disse que “As adversidades fortalecem nossa coragem”5 e que “Quando se nasce em épocas de dificuldades, é preciso suportá-las para poder ficar de pé”.6 Ele está dizendo com essas palavras que os problemas fazem parte da vida.

E observou ainda: “O desespero e a resignação são os inimigos mais temerosos na vida. Jamais devemos permitir que eles entrem em nosso coração enquanto vivermos”.7 Essas são palavras de incentivo que ele compartilhou com os jovens. O que ele diz é realmente verdade.

De fato, “O que importa é o coração” (The Writings of Nichiren Daishonin, vol. 1 [WND-1], pág. 1.000). Nosso estado de espírito ou atitude determina tudo. Devemos avançar com coragem.

Tsunessaburo Makiguti, pre­sidente fundador da Soka Gakkai e “pai da educação Soka”, foi contemporâneo de Liang Qichao. Ele enfrentou intrepidamente o militarismo japonês e morreu na prisão por suas crenças. “Soka” é outro nome para coragem. A pessoa medrosa e covarde não consegue conquistar nada. “Soka” é definida pela coragem e pela dedicação ao bem.


A importância da comunidade


O poeta Wen Yiduo (1899–1946) formou-se pela Universidade de Tsinghua e foi contemporâneo de meu mestre Jossei Toda, o segundo presidente da Soka Gakkai. Ele disse que “As pessoas avançarão eternamente”,8 “A força está em nós, que somos o povo”9 e “A força do povo triunfará”.10 São palavras real­mente inspiradoras.

Nos últimos anos, a Instituição abriu o Parque da Ciência de Tsinghua para promover o crescimento e o desenvolvimento da comunidade e da indústria locais. Estou ciente disso e sei quanto é significativo. Partilhar conhecimento e saber com os estudantes não é o único papel da universidade; ela deve realizar também uma contribuição positiva para a sociedade e a comunidade — essa é a firme convicção da Universidade de Tsinghua.

A comunidade local é importante. Não devemos nos esquecer disso. O caminho para a verdadeira vitória e crescimento se abre a partir do cultivo e do desenvolvimento do potencial de indivíduos em nossas comunidades e organizações de base. Por favor, tenham isso sempre em mente.

Estou convicto de que muitos jovens e excelentes líderes aqui hoje já sabem disso. Por favor, façam com que seus pais e familiares se sintam orgulhosos. Sempre estimem seus pais enquanto avançam pelo caminho da vida.


A força das mulheres


Wen Yiduo foi um poeta progressista e avançado. Como poeta, eu li as obras de muitos poetas chineses. Várias décadas atrás, Wen escreveu estas palavras: “As mulheres verdadeiramente conscientes são fortes e possuem virtudes tais como a compaixão, a perseverança e a coragem”,11 e “No futuro, as mulheres liderarão a civilização. Tudo será baseado nas mulheres, modelado e centralizado nelas”.12 Estamos vivendo agora a era das mulheres que ele visualizou.

Os homens devem sempre demonstrar gratidão por elas e apoiá-las plenamente em seus esforços. E as mulheres, por sua vez, também devem se esforçar para inspirar e encorajar os homens.

A sábia liderança delas pode transformar nossa era e nosso mundo. Peço aos homens presentes que se unam a mim para darmos uma salva de palmas como demonstração de nossa gratidão e respeito pelas mulheres Soka, que estão se empenhando na linha de frente de nossa batalha.

Quando passam a ser tratadas com o respeito e a dignidade que merecem — seja na família, na sociedade ou seja na Organização — elas manifestam o potencial que havia ficado armazenado até então e criam um valor ainda mais positivo. Os grupos e as organizações que compreendem rapidamente esse fato [e utilizam o potencial único das mulheres] certamente desfrutarão o rápido sucesso e prosperidade.


Promovendo a união em prol da vitória


As pessoas que dedicam a vida à verdade e à justiça são sempre cheias de otimismo e convicção. Elas irradiam integridade e genuína alegria.

Yichun (1883–1958), que foi presidente da Universidade de Tsinghua e teve um importante papel no estabelecimento do “espírito de Tsinghua”, disse para seus queridos alunos: “Não sejam arrogantes nem convencidos, nem fiquem desejando a tranquilidade e o conforto! Reúnam a sabedoria e os esforços, unam seu coração e sua voz com as pessoas e assumam o desafio!”13 Como educador, gravei essas palavras em meu coração.

Os líderes que conseguem promover a união em prol da vitória são realmente nobres e louváveis. Espero que todos vocês tenham como objetivo ser líderes assim. Não deixem nas mãos dos outros a tarefa de criar a união; façam isso vocês mesmos. Não fiquem apenas fingindo. Os líderes não podem esperar construir a autêntica solidariedade e harmonia se forem irresponsáveis ou se deixarem que os outros façam todo o trabalho.

Citando o relato que consta num texto clássico chinês, um escrito budista explica a chave para a vitória da seguinte forma: “Se o espírito de diferentes corpos, uma única mente prevalecer entre as pessoas, elas alcançarão todos os seus objetivos”. (WND-1, pág. 618).

[Em “Diferentes corpos, uma única mente”, Nitiren Daishonin escreveu: “Se o espírito de diferentes corpos, uma única mente prevalecer entre as pessoas, elas alcançarão todos os seus objetivos; ao passo que com um corpo e diferentes mentes elas não conseguirão realizar nada de extraordinário. Os mais de três mil volumes de literatura confuciana e taoísta são cheios de exemplos assim.” (Ibidem). Nesse escrito, Daishonin cita o famoso incidente em que setecentos mil soldados montados do tirânico rei Chou de Yin foram derrotados por oitocentos leais soldados do rei Wu de Chou.]


Fortalecendo os laços de amizade


O Japão aprendeu muito com a China ao longo dos séculos. É enorme a dívida cultural que ele tem para com esse país. Essa é outra razão pela qual tenho tanto respeito por nossos vizinhos de além-mar. Nós, japoneses, precisamos estimar a China. O Japão jamais deve agir com a arrogância que demonstrou no passado. Espero que vocês, jovens Soka do Japão, visitem a China e aprendam sobre esse país e seu povo, formando assim fortes laços de confiança e compreensão mútuas e fortalecendo a amizade entre os dois países. Tenho me dedicado com toda sinceridade à promoção da amizade entre a China e o Japão. Tenho muitos amigos chineses e abri o caminho para o intercâmbio entre os dois países.

“Se o espírito de diferentes corpos, uma única mente prevalecer entre as pessoas, elas alcançarão todos os seus objetivos” (WND-1, pág. 618) — conforme essas palavras, a união é a base para a vitória. Vamos avançar com uma união ainda mais forte e vencer com alegria.


O contínuo autoaprimoramento


Publiquei um diálogo com o Prof. Ji Xianlin, eminente estudioso do conhecimento tradicional chinês e também graduado pela Universidade de Tsinghua. O Prof. Ji falou com orgulho de sua universidade, dizendo: “Qual é o ‘espírito de Tsinghua’? No meu entender, é manter-se jovem no coração, sempre transbordante de vitalidade e procurando se aprimorar continuamente”.14

Como sucessores do legado de nosso primeiro e segundo presidentes, Tsunessaburo Makiguti e Jossei Toda, vamos também garantir que nosso “espírito Soka” se mantenha eternamente jovem e vigoroso.

Vamos nos juntar aos nossos estimados convidados da Universidade de Tsinghua e continuar avançando rumo a um futuro brilhante e repleto de triunfo.

Para encerrar, gostaria de expressar minha sincera gratidão ao presidente Gu e a todos os distintos convidados pelas felicitações do 80o aniversário da educação Soka.

A Universidade de Tsing­hua celebrará seu centenário de fundação em 2011. É real­mente motivo para grande con­tentamento! Vamos todos orar sinceramente pelo contínuo desenvolvimento e sucesso dessa instituição que possui uma missão tão importante em prol do futuro da Ásia e do mundo.

Encerro minhas palavras com o desejo de que todos os presentes hoje conquistem grandes e jubilosas vitórias. Obrigado! Xie xie!

0 DÚVIDAS? PERGUNTE AQUI.: